Fatos interessantes sobre a Bíblia

Bíblia curiosidades

Há muitas coisas realmente interessantes para aprender sobre a Bíblia além de sua mensagem central. Estou mantendo uma lista de fatos realmente interessantes que eu aprendi sobre a Bíblia—sinta-se livre para comentar com alguns que você acha que deve fazer a lista!

Essas línguas são hebraico, aramaico e grego. A maior parte do nosso Antigo Testamento foi escrito em hebraico, que era a língua que os leitores originais falavam. Alguns pedaços do Antigo Testamento foram escritos em aramaico (olhando para você, Esdras e Daniel). O Novo Testamento foi escrito em grego, a língua comumente falada da época do nome Yeshua na Bíblia.

É certo que Jeremias é o livro mais longo baseado em como atualmente organizamos os livros da Bíblia. Se o fizéssemos à moda antiga, O Livro dos Reis em duas partes seria o livro mais longo.

E se nós fizéssemos isso realmente, realmente, realmente velha escola, a Torá de cinco partes (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronômio) iria superar todos os outros concorrentes. Este megabook sozinho compõe cerca de um quinto de toda a Bíblia!

Os livros da Bíblia são tradicionalmente atribuídos aos heróis das religiões judaica e cristã. Moisés é dado crédito pelos cinco primeiros livros da Bíblia, a maioria dos profetas são dados crédito pelos livros nomeados em sua homenagem, etc.

A realidade é um pouco mais confusa do que isto, claro. Moisés provavelmente não escreveu todas as palavras de Gênesis-Deuteronômio-ele morreu antes de alguns dos eventos acontecerem! E há uma boa chance de Jonah não ter escrito Jonah, E Isaías pode ter tido alguma ajuda ao longo dos séculos, e assim por diante.

Partes da Bíblia foram escritas por reis. Metade dos Salmos, um bom pedaço de provérbios, e Eclesiastes parecem ser escritos pela realeza.

Mas outras partes da Bíblia são escritas por agricultores, pescadores, um fabricante de tentáculos, Profetas sem teto, um médico, um escriba profissional, músicos Vocacionais, pastores, etc.

As Bíblias inglesas nós usamos agrupar os livros da Bíblia vagamente por tipo de literatura. Então, no Antigo Testamento, você tem os livros da lei primeiro, depois os livros sobre a história de Israel na terra prometida, depois os livros de sabedoria e poesia, depois os livros dos profetas.

Mas o Antigo Testamento nem sempre é assim. Por exemplo, no Judaísmo, a Bíblia hebraica (o TaNaKh), os livros da lei vêm em primeiro lugar (a Torá), seguido do primeiro e último dos profetas (uma mistura de profetas e história), seguido por “os escritos” (uma mistura de poesia, história, e livros proféticos). Neste arranjo, o último livro é crônicas, não Malaquias.

Cerca de 150 destes estão no livro de Salmos. (Eu digo “sobre” porque há algum debate sobre se alguns dos Salmos separados foram originalmente destinados a ser cantados como um só.) Mas ao longo do antigo e do Novo Testamento, as pessoas cantarão canções sobre Deus ou sobre os eventos ao seu redor.

E 185 é um mínimo-isso só se você contar as partes das escrituras que são especificamente rotuladas como” canção”,” Salmo”,” dirge “ou” cântico.”

Eu mencionei de fato #3 que se os livros de 1 & 2 Reis fossem combinados, eles seriam o livro mais longo da Bíblia. Eu falo disso porque 1 & 2 Reis foram originalmente escritos como um livro. O mesmo vale para 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Crônicas.

Porque é que estes livros foram divididos? Porque nos velhos tempos, eles não podiam imprimir grandes tomos para cada livro da Bíblia. Era difícil encaixar as obras muito longas em um pergaminho—e mesmo que o pergaminho fosse grande o suficiente para todo esse conteúdo, seria muito pesado para gerenciar. Então eles quebraram alguns dos livros mais longos em dois volumes. Então o livro de 2 Samuel é realmente mais como o livro de Samuel, parte dois.

Vários livros do Antigo Testamento foram escritos por pessoas sem nome. A tradição não identifica os autores de Josué–Reis, Esther, ou Job. Além disso, muitos dos livros com autores tradicionais atribuídos a eles foram provavelmente escritos e editados por outras pessoas. Por exemplo, embora Jonas seja o autor tradicional de Jonas, há um bom caso a ser feito que algum escriba mais tarde escreveu esta sátira do Deus compassivo, o Profeta rebelde, e as vacas arrependidas.

A igreja tem sido (aproximadamente) consistente com a atribuição de autores (ou pelo menos nomes de autores) para livros no Novo Testamento. Mesmo as obras que são tecnicamente anônimas, como os evangelhos, eram tão importantes que os primeiros líderes da Igreja consistentemente atribuíram sua autoria à mesma pessoa tradicional ou a um pequeno grupo de candidatos.

Mas o livro de Hebreus é uma exceção flagrante. A autoria deste livro tem sido debatida por séculos. Augustine tinha a certeza que o Paul a tinha escrito. Lutero estava convencido de que era o eloquente Apolo. Tertulian atribui o trabalho a Barnabé. Mas não sabemos.

Navigation